segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Já Ghandi defendia que a civilidade e humanidade se devem extender à maneira como tratamos os nossos animais, domésticos e não só.

Se nesta época vemos as nossas atenções focadas para os imbecis que abandonam os animais que prometeram amar e proteger, não podemos também esquecer todos aqueles animais cujo propósito de existência é prover à nossa alimentação e subsistência: em que condições são criados?

Tanto ainda por dizer, mas hoje o post é dedicado a animais de companhia. Sabia que a nossa lei é completamente omissa em relação aos direitos dos animais? Sabia que a única protecção legal que um animal tem é enquanto coisa, enquanto propriedade de uma pessoa? Sabia que isso significa que se um dono escolher matar ou maltratar o seu próprio animal, legalmente não há nada que possa ser feito?

Sabia que a única legislação existente é de 1919? E não é usada?

"O Art. 1º do D.L. 5650 de 10 de Maio de 1919, veio preceituar que " toda a violência exercida sobre os animais é considerada acto punível ", prevendo uma pena de multa que, em caso de reincidência poderá ser agravada com prisão.
Mais tarde, o D.L. 5864 de 12 de Junho de 1919, veio esclarecer, entre outros, os actos que se devem considerar como violentos." in Petsite.

Está a circular pela Internet esta petição. O objectivo é reunir as assinaturas suficientes para que o Parlamento Europeu possa aprovar a Convenção Europeia dos Direitos dos Animais.

Eu já assinei, e você?

5 comentários:

Rita disse...

Também...
Jokas

Sra Esquizoide Frenica disse...

Também já

Paulo Lopes disse...

Era bom que tivessem alguns direitos ou oportunidades as dezenas de gatitos que encontro semanalmente atropelados ao longo da estrada. Dói.
(Vou assinar)

GATA disse...

Infelizmente sei disso tudo que transcreves. É nestas alturas que eu admiro os ingleses, quem tem um RSPCA, que protege os animais e castiga/condena que os maltrata!!! Portugal é um país pequenino...

Maga disse...

e porque é que de repente nos começas a tratar por você? é para o tom ficar mais sério? ;)
medgata, os únicos animais que como são peixe e marisco, por enquanto. quanto a animais de estimação, de momento, não tenho nenhum. boa chamada de atenção a tua. como sempre, em cima do acontecimento
beijo!